Precisei assistir poucos filmes do diretor independente norte-americano Jim Jarmush para perceber que o cineasta tem alguma relação com o som. Descobri que além disso, é uma das cabeças pensantes do cinema mais ligadas com a música. O cineasta mergulhou na cena musical underground de Nova York no começo da década de 80. Jarmusch tocou teclado e cantou em uma banda baseada no *No Wave chamada The Del-Byzanteens e se apresentou em lugares como o **CBGB & OMFUG e o Mudd Club. Foi a estética dessa cena que o ajudou a dar o ponto de partida para fazer filmes, como ele mesmo recorda: “The aesthetics of that scene really gave me the courage to make films" [...] “It was not about virtuosity. It was about expression.”
Ao longo dos anos, Jarmusch preferiu escalar para seus filmes rostos inusitados de músicos como, Joe Strummer, Tom Waits, John Lurie, Iggy Pop, todos com algo em comum: todos estiveram contra a pressão comercial da cultura popular mainstream. A sequência de abertura do filme 'Down by Law', br: 'Vencidos pela Lei' de 1986 se passa ao som da música de Tom Waits “Jockey Full of Bourbon". Não é preciso assistir o filme inteiro para notar que a música se encaixa perfeitamente na atmosfera da história:
Tom Waits - Jockey Full of Bourbon
"Waits’s songs tell of fractured romances set in an underworld of drifters, pimps, and prostitutes–to a large extent the milieu of the film. And both Jarmusch’s film and Waits’s songs recycle retro idioms. The visual style of Down by Law draws from a number of 1940s and 1950s studio genres, while Waits’s songs are replete with pastiches of polka, waltz, classic blues, and Caribbean rhythms." Jim Jarmusch.
Outro filme com parentesco musical é o 'Mystery Train', 'Trem Mistério'
em português, de 1986. A música-tema é a que dá nome ao próprio título
do filme, clássico do rei Elvis Presley. A trama, que tem a cidade de
Memphis como pano de fundo, conta com Joe Strummer e os bluesman Screamin Jay Hawkins e Rufus Thomas no elenco.
Em 1995 Jarmusch escalou Neil Young para compor e executar a trilha sonora do faroeste rodado em preto e branco 'Dead Man'.
O músico, que já participou de outras produções com Jarmush, gravou uma
melodia de forma minimalista e improvisada em um grande armazém em San
Francisco enquanto assistia cortes do filme. Young tocou todos os
instrumentos; violão, guitarra, orgão e piano. Em 1997 Jarmush produziu 'Year of The Horse'
uma exelente referência musical sobre o
músico canadense com entrevistas, imagens de bastidores das décadas de
70 e 80, além de cenas da turnê de 1996 do roqueiro.
As
trilhas sonoras das produções de Jarmusch resultam de uma conexão entre
todos os elementos que estruturam um filme, conectando-se ao roteiro, a
trama e até mesmo aos atores e ao diretor, pessoas comuns que amam a
música.
Neil Young - Dead Man
A imagem acima é de 'Stranger Than Paradise', br: 'Estranhos no Paraíso' de 1984, onde a personagem é fã de Screaming Jay Hawkins e ouve 'I Put Spell on You' repetidamente.
Cena de Estranhos no Paraíso - I Put Spell on You, Screaming Jay Hawkins
Atualmente Jim Jarmusch toca guitarra e trabalha em parceria com o alaudísta holandês Jozef van Wissem. Juntos gravaram 'Concerning the Entrance Into Eternity', construindo sonoridades a partir de poemas de San Juan de la Cruz.
*No Wave foi uma curta, mas influente cena de música underground, filmes, performances artísticas, vídeos e arte contemporânea que teve seu início durante a metade da década de 70 em Nova York. O termo rejeita os elementos comerciais do gênero músical então popular New Wave. (Wikipédia)
**Um clube localizado em Manhattan, as letras significam: "Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers" e, em uma tradução livre, significa "Country, Bluegrass e Blues e outras músicas para levantar gulosos (ou colocar os gordos pra suar)". Em 1973, o clube abriu lugar para o público Punk Rock. (Wikipédia)
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